VIDA NOVA NO ESPÍRITO
2,50€
Apresentação
O GUIA DE VIDA NOS SEMINÁRIOS PARA A EFUSÃO DO ESPÍRITO SANTO, constitui um valioso instrumento de iniciação no pensamento e na vida do Renovamento Carismático.
Trazido para Portugal por quem se sentiu interpelado por Deus ao contactar com este providencial Movimento, cheio de vitalidade noutros países, o Renovamento Carismático revela, com esta iniciativa, uma louvável preocupação de orientar com segurança quantos vão descobrindo, na luz do Espírito, e se propõem seguir com generosidade os caminhos exigentes e renovadores da Fé.
Constitui um dever fundamental para o cristão estar atento e responder na fidelidade, alegria e acção de graças, às multiformes actuações do Espírito Santo, que por Jesus Cristo morto e ressuscitado foi concedido à Igreja, como seu princípio santificador.
Na hora actual, a actuação carismática do Espírito não deixa de ser uma resposta eloquente à atmosfera de secularismo que invade a sociedade, asfixiando o homem, e chega a atingir o próprio povo de Deus. Como afirmou o Santo Padre, «a Igreja e o mundo têm necessidade, hoje mais do que nunca, de que o prodígio do Pentecostes se continue na história».
Uma resposta de vida a esta presença actuando do Espírito, resposta que seja a um tempo entusiástica e segura, necessita de ser dada com discernimento e de harmonia com as sábias normas que o mesmo Espírito Santo foi inspirando à Igreja desde o primeiro momento e continua ainda hoje a indicar através daqueles que Ele mesmo “constituíu administradores para apascentarem a Igreja de Deus” (Act. 20, 28). O presente Guia oferece critérios seguros de fidelidade ao Espírito.
Ao aprovarmos esta iniciativa, queremos abençoar o Renovamento Carismático, que se coloca sob a protecção de Maria, Mãe da Igreja, e fazemo-lo na certeza de que ele contribuirá poderosamente para a renovação da Igreja e da sociedade portuguesa, numa hora particularmente grave, mas cheia de esperança cristã.
Lisboa, 29 de Novembro de 1975
MAURÍLIO DE GOUVEIA
Bispo Tit. de Sabiona e Auxiliar de Lisboa