AMIGOS DE JESUS
Como tudo começou…
Era uma vez, um padre (P.Lapa) orientador dum grupo
Ao longo de vários anos, foram-se realizando encontros no colégio, em tardes de Domingo.
Resumindo:
Havia cânticos com gestos
Apresentação
Era dado um tema para reflexão
Formavam-se grupos de partilha para discutir o tema
Celebrava-se a Eucaristia em que a homilia era feita
pelos “porta-voz” de cada grupo
Terminava com lanche partilhado.
Foi assim durante vários anos…e já se começava a sentir
que era preciso mais. Um encontro por mês era pouco!
Encontros semanais…
Um dia, no Verão de 1996, um grupo de dois ou três, decidiu começar a encontrar-se na casa Pneuma-Betel, nas noites de 4ªfeira, para ensaiar cânticos. E, como é natural, antes de iniciar o ensaio, rezava-se. Oração espontânea! Pouco depois, esses encontros mudaram de finalidade: encontravam-se para orar juntos. As noites de 4ªfeira passaram a ser “sagradas”. Da sala passou-se para a capela. Jesus, presente no sacrário, ficou feliz pela companhia. E aos poucos o grupo foi crescendo.
Uma amizade, um compromisso…
No dia 7 de Dezembro desse ano, um grupinho de cerca de 30 jovens, foi a Fátima consagrar o grupo a Nossa Senhora. Pouco depois, durante uma Eucaristia, na capela da Pneuma-Betel, surgia um nome para o grupo, através da Palavra de JO 15,12-17: Amigos de Jesus! Jesus chamava-nos de amigos e pedia-nos amizade. Em Maio, voltámos a Fátima para renovar a consagração a Maria e na Sua presença, no altar da capelinha, afirmarmos “Eu, ___, quero ser amigo(a) de Jesus por toda a minha vida!” e assinarmos o nosso livro.
Perseverança…
Porque a noite de 4ªfeira ficava muito próxima da de 3ªfeira, noite de oração do Pneumavita, no ano seguinte mudou-se o encontro para a noite de 5ªfeira e assim se tem mantido. Acreditamos que estes encontros semanais são do agrado do Senhor, pois sempre sentimos a sua presença e acção: logo em 1997 e em 1998, enviou-nos jovens missionários de passagem por Lisboa e que nos acompanharam durante alguns meses; tem-nos falado do seu Amor por nós, encoraja-nos a seguir em frente e pede-nos confiança n’Ele.
Ele tem sido o Amigo fiel a quem desejamos amar e servir.
Crescimento…
À semelhança de 1997, todos os anos vamos a Fátima, num sábado, entre finais de Maio e princípios de Junho. Nesse dia, têm-se juntado a nós, jovens de vários pontos do país e alguns têm feito o compromisso. Também, como nós, existem em alguns pontos do país, grupinhos de jovens a reunir regularmente, outros com o desejo de começar…
Assim, os “Amigos de Jesus” já não são apenas os jovens do Pneumavita, mas todos aqueles que inseridos em grupos de oração, se queiram comprometer com Jesus, e em grupo, crescer na fé e na abertura à acção do Espírito Santo nas suas vidas…
Hoje, alguns (os que podem) dos “Amigos de Jesus” do Pneumavita têm duas noites por semana dedicadas à oração comunitária: à 3ªfeira no Pneumavita e à 5ªfeira na Pneuma-Betel.