CANTAI AO SENHOR UM CÂNTICO NOVO
Colectânea de Cânticos
5,00€

Apresentação

O CANTO NAS REUNIÕES DE ORAÇÃO

1. O CANTO EM ORAÇÃO

O canto espiritual ou oração cantada, faz parte integrante das reuniões de oração. Não se pode considerar o canto apenas como uma forma de animação, de alegria ou de variedade, para não cansar os participantes das reuniões. Muito menos podemos vê-lo como uma forma de preencher o tempo de modo alegre e agradável.

O Canto religioso precisa tornar-se, cada vez mais, uma oração cantada. De contrário, não tem significado e, nem lugar, nas reuniões de oração.

Como oração, o canto é uma forma rica, enriquecedora, agradável e, por vezes, comovente. Através do canto, em oração, nos elevamos, facilmente, até ao coração de Deus, ou nos unimos e movimentamos até ao coração dos irmãos, ou nos encontramos connosco mesmos, na sala do nosso coração. Esta caminhada para Deus, para os irmãos, ou para dentro de nós mesmos, depende sempre da letra do canto. Ela é quem nos dará a direcção a seguir. Alguns são cantos-oração. Outros são cantos-contemplação. Outros são cantos-meditação. Outros são cantos-súplica, prece, intercessão. Outros são cantos-convite à oração. Outros são cantos-apelo, e apelos diversos: apelos à fé, à oração, à conversão, ao trabalho, à ajuda ao irmão, etc. Outros, ainda, são cantos-testemunho.

Padre José da Lapa

Revista Pneuma
SEMINÁRIOS VNE
TEMAS DE REFLEXÃO
ORAÇÕES
TESTEMUNHOS
FOTOGRAFIA
PERGUNTAS
LITURGIA
ACOLHIMENTO
INTERCESSÃO / ADORAÇÃO
MÚSICA
LIVROS