A EFUSÃO DO ESPÍRITO SANTO
Serviços Internacionais do Renovamento Carismático Católico – Comissão Doutrinária do ICCRS
5,00€

Apresentação

É com grande alegria que o ICCRS (International Catholic Charismatic Renewal Services – Serviços Internacionais do Renovamento Carismático Católico) apresenta este livro ao Renovamento Carismático Católico e a toda a Igreja. Como um bom vinho, este texto esteve, durante muito tempo, em fase de maturação e aperfeiçoamento. Começou por ser uma resposta às muitas solicitações que, no ICCRS, fomos recebendo de responsáveis de todo o mundo, pedindo um documento que facultasse alguma reflexão teológica sobre o significado da efusão do Espírito, bem como orientações pastorais para receber e viver esta graça.

A Comissão Doutrinal do ICCRS começou a reflectir sobre o assunto em 2008, sob a direcção do Bispo Joe Grech. Gradualmente, foi-se elaborando um primeiro texto, que depois foi enviado a vários teólogos e responsáveis carismáticos espalhados pelo mundo, para que pudesse ser enriquecido numa perspectiva verdadeiramente internacional. Seguindo este processo, fizeram-se incorporações ao texto original e produziu-se um texto revisto. Este texto foi a base do Colóquio Internacional sobre o Baptismo no Espírito Santo, que decorreu em Roma no ano de 2011 sob o patrocínio do Conselho Pontificio para o Laicado. Infelizmente, o Bispo Joe Grech tinha falecido em Dezembro de 2010 e sabíamos como ele teria desejado que o projecto continuasse. Assim, com renovada coragem e sob a orientação da Drª. Mary Healy, o Colóquio avançou, tendo comparecido à volta de 150 responsáveis convidados, oriundos de 44 países. Foi um momento histórico envolvendo muitos “pioneiros” do Renovamento Carismático Católico, que reflectiram em conjunto com responsáveis e teólogos mais jovens.

Sentiu-se também a necessidade de escutar cuidadosamente cada um dos presentes e respeitar as diferentes perspectivas culturais. A partir das conclusões do Colóquio, fizeram-se novas revisões ao texto e agora, com este livro, temos o prazer de partilhar o fruto do nosso trabalho. No entanto, importa notar que esta relevante reflexão sobre a efusão do Espírito, que certamente é o centro do Renovamento Carismático Católico, é uma reflexão contínua e portanto é, de certa maneira, um trabalho sempre em progresso. Em nome do ICCRS, gostaria de agradecer a todos quantos colaboraram na produção deste livro. Estamos especialmente gratos aos que contribuíram e participaram no Colóquio, bem como aos numerosos consultores espalhados pelo mundo. Um agradecimento especial vai para a Drª Mary Healy e Msgr Peter Hocken, que são a espinha dorsal da Comissão Doutrinal do ICCRS e os principais autores do texto. Pessoalmente, gostaria também de agradecer a Sua Eminência o Cardeal Stanislaw Rylko, Presidente do Conselho Pontificio para o Laicado, pelo seu constante apoio e orientação.

Estou certa de que este documento, há tanto tempo esperado, provará ser um meio muito proveitoso, tanto para aqueles que estão dentro do Renovamento Carismático, como para todos os que procuram compreender mais plenamente a graça da efusão do Espírito Santo.

Michelle Moran
Presidente do ICCRS
Abril de 2012

Revista Pneuma
SEMINÁRIOS VNE
TEMAS DE REFLEXÃO
ORAÇÕES
TESTEMUNHOS
FOTOGRAFIA
PERGUNTAS
LITURGIA
ACOLHIMENTO
INTERCESSÃO / ADORAÇÃO
MÚSICA
LIVROS