SEMINÁRIOS DE VIDA NOVA NO ESPÍRITO
Seminário de Vida Nova no Espírito 2017
Locais de Inscrição
Igreja NªSRª CONCEIÇÃO no Rato oração de 3ªs feiras
Casa Pneuma-Betel 217 161 415
Site: www.pneuma-rc.pt
email: contacto@pneuma-rc.pt
FaceBook: www.facebook.com/pneumavita
PF copie a FICHA DE INSCRIÇÂO, preencha e envie.
Os Seminários de Vida Nova no Espírito são a “pedra de toque” do Renovamento Carismático Católico, e o que o distingue das outras correntes de espiritualidade da Igreja Católica.
Esta experiência de Efusão do Espírito, consiste numa caminhada de 5 semanas, tomada de consciência das verdades da religião católica, centradas no Pai, Filho, Espírito Santo e também em Maria, culminadas com um pedido da comunidade para que o Espírito Santo venha como em Pentecostes, ao coração dos fiéis participantes e infunda neles uma vida nova sob o senhorio de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Uma vida plena de carismas para dar testemunho da Verdade, assente no Amor de Deus vivo em nós.
Não sendo um sacramento, a Efusão ou Batismo no Espírito é uma renovação das promessas do nosso batismo, um reavivar dos dons e carismas que recebemos.
Este seminário é vivido numa linha carismática, ie, numa abertura dos corações ao Espírito Santo para que infunda em nós, com os Seus dons e carismas, em particular a alegria, o louvor, mas também a intimidade com Deus, e uma renúncia ao passado numa linha de cura e libertação.
Na Comunidade Pneumavita os seminários são aos Domingos à tarde, na Casa Betel, terminando com a Eucaristia ou Acto Eucarístico. Há também um retiro de fim-de-semana.
Existe um guia para os seminaristas Vida Nova no Espírito.
Os Seminários de Vida Nova no Espírito são uma graça para a Igreja Católica, porque é a partir daqui, que vidas se transformam no sentido de um maior amor a Deus, aos irmãos e à Igreja.
Talvez tão ou mais importante que uma caminhada prévia no Renovamento, é assumir-se depois um compromisso, fidelidade e disponibilidade para continuar a alimentar a graça recebida, pondo-se ao serviço de Deus através do serviço aos Irmãos.
Na dinâmica do Renovamento Carismático Católico este compromisso assume uma vivência e testemunho dos carismas, uma vivência permamente de Pentecostes nas nossas vidas.
Cabe à Igreja em geral, sobretudo nas paróquias, e ao Renovamento Carismático em particular, criarem-se estruturas e condições para que esta chama não se extinga, mas seja continuamente renovada através da oração pessoal e comunitária, do testemunho, do amor e do serviço.
Em 2017 os Seminários são nestas datas:
- 12 e 19 de Março das 14h30 às 18h Casa Pneuma Betal
- 25 e 26 de Março Retiro no Seminário Torre da Aguilha
- 02 de Abril das 14h30 às 18h Casa Pneuma Betel
- 09 de Abril às 1430 às 18 h Seminário Torre da Aguilha.
- Veja testemunhos de participantes
A Efusão do Espírito Santo fortaleceu a minha fé
Para mim foi a Efusão do Espírito Santo que fortaleceu a minha fé, que me deu mais força para orar, para ser mais fiel a Jesus e aos irmãos, principalmente aos doentes.
Na minha caminhada senti mais paz, mais calma, mais união a Cristo, mais confissão, ir à Missa, dar meu testemunho aos nossos irmãos para que as nossas vidas sejam mais puras e verdadeiras e que sejamos sempre fiéis a Jesus para que Ele entre em nossas casas e nos fortaleça na fé.
É preciso renascer, não da carne, mas pelo Espírito.
A minha caminhada dos seminários de Vida nova no Espírito traduz o meu renascer como homem, filho de Deus que estava morto, mas que o Senhor resgatou, com o envio do Espírito Santo. Pois que o Divino Espírito Santo baixou em mim e me encaminhou novamente para a Casa do Pai. Toda esta caminhada me fez perceber como a Força do Senhor, através do Espírito Santo, fez elevar o meu amor e adoração ao Senhor.
E o Renascer da Fé, que a Efusão do Espírito Santo fez no meu coração que só agora começou a deixar de ser de pedra. E com estas orações, nasci para renascer, crescer e comungar das experiências vividas ao longo destas semanas, nascemos para ser Pessoas!
Ser pessoa é ter um coração capaz de eleger o outro como companheiro de caminhada. Ser pessoa é ter capacidade de sermos irmãos para lá dos laços de sangue. Ser irmão é saber caminhar ao lado do outro, solidarizando-se com a sua realização e felicidade. E foi com este espírito que chego ao fim, com a vontade de querer crescer mais, sem perder a noção que não existo sozinho e que tenho que transmitir aos outros tudo de belo que ouvi e aprendi.
Criar laços de comunhão, ser o homem novo, aberto ao diálogo, à comunhão e deixando que a ação do Espírito Santo, trabalhe no meu íntimo; e quando isso acontece, o nosso coração vai ficando saciado e feliz. Esta é a marca do sopro divino que faz a diferença no renascer para a vida em Cristo. Por isso é preciso renascer não da carne, mas pelo Espírito.
“Eu vim para salvar, não para condenar”
Quando iniciei o Seminário, a convite de uma amiga, eu já tinha feito um caminho de conversão, frequentava já os Sacramentos, Eucaristia e Reconciliação, rezava mas não sentia nenhuma proximidade com Jesus, este meu Jesus, não falava diretamente para mim.
Eu sabia que Ele me amava e fui percebendo isso ao longo dos seminários, amava-me a mim! Ao longo destas semanas, comecei a sentir a Palavra de Deus viva, presente, atual, percebi que Jesus me falava através do Evangelho. A Bíblia que estava sempre no mesmo lugar, agora tornou-se mais importante e comunicável que o telemóvel, pois fala-me ao coração. No dia da Efusão do Espírito Santo, de manhã fui visitar o Santíssimo e ali entreguei toda esta caminhada para que Ele me instruísse e me guiasse ao encontro dos outros, e pela primeira vez na vida, e tenho 53 anos, durante a Adoração, Jesus falou-me através de Efésios 1. Senti-me tão próxima de Jesus. Aprendi a louvar com o coração e também em línguas.
O momento da Efusão do Espírito Santo foi marcante. Assim que me sentei o irmão disse: “Eu vim para salvar, não para condenar” então eu comecei a chorar compulsivamente ao sentir o amor de Jesus, Ele estava a aceitar-me como sou mas queria curar-me para me poder salvar, depois a Palavra que me foi destinada foi o Salmo 137 que é uma ação de graças, de louvor. Era já o que eu estava a fazer. A partir desse momento eu estou com muita frequência, esteja onde estiver, a louvar o Senhor Jesus, por mim e pelos irmãos que não O louvam e não o querem louvar nem amar.
Agora estou cheia do Espírito Santo, pois nessa noite quando regressei a casa levei a noite a louvar em cânticos, quase não dormi, é o Espírito Santo a trabalhar em mim.
Sinto uma maior proximidade com Jesus e sei que os carismas recebidos irão dar frutos.
Nas leituras da 5ª semana sob o tema “Marcados com o Espírito Santo” aconselha-se a ler o Evangelho de S. João, capítulo 15 e foi aí que eu recebi a resposta de missão, de envio, eu sabia que Deus me falava através do versículo 16 “Não fostes vós que me escolhestes; fui Eu que vos Escolhi a vós e vos destinei a ir e a dar fruto, e fruto que permaneça; e assim, tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome Ele vo-lo concederá”
Obrigada Senhor, por me teres chamado!
Obrigada Senhor, por me teres chamado!
Eu Te louvo e bendigo por ter vivido esta experiência maravilhosa da caminhada dos Seminários.
Sou uma nova pessoa, abri a porta do meu coração, e entreguei-me a Jesus. Com a Efusão do Espírito Santo, sinto-me renovada, com mais amor e força para suportar as angústias da vida. Quero viver unida a Jesus, fonte de água viva, e a Maria.
Peço ao Espírito Santo que me dê luz e sabedoria para eu caminhar na graça de Deus, e viver no Seu amor e na Sua paz.
Vinde Espírito Santo
Te agradeço Senhor por este Seminário de renovação da minha vida em Ti e para Ti, Senhor!
Primeiro, revelaste-nos o Teu amor infinito por todos nós e a Tua bondade.
Depois, a Tua aliança connosco para sempre, e que nos vem salvar.
Recebemos os Teus dons para pôr a render todos os nossos talentos ao Teu serviço, Senhor.
Agora que estamos marcados pelo Teu Santo Espírito, estamos livres para voar ao sabor do Teu sopro divino e de caminharmos levemente na Tua paz e no Teu amor.
Agora podemos santificar mais os nossos dias em prol dos irmãos e de Ti, Senhor.
Vinde Espírito Santo, Vinde Espírito Santo, Vinde Espírito Santo.
Força com Cristo!