TESTEMUNHO
Os seminários e toda esta doutrina, mexeram comigo a nível dos meus sentimentos espirituais. Sinto que estou mais próxima de Jesus Cristo e de Maria, Mãe do altíssimo, sobretudo do Divino Espírito Santo.
A caminhada dos seminários foi uma estrada que adorei percorrer. Senti-me feliz, amparada e protegida. Jesus acolheu-me e concedeu-me a graça de estar mais junta d’Ele.
Louvo por isso a Santíssima Trindade, e Maria mãe do meu Salvador. Jamais Te deixaria Jesus, meu bom amigo em tantas horas difíceis da minha vida que por vezes tenho tido. Tu tens estado e estás sempre comigo. A Efusão foi sem dúvida um dos momentos altos da caminhada. Foram derramadas bênçãos no sentido de continuarmos nos caminhos do Senhor. É como se tivéssemos sido envolvidos numa chama de fogo. Bem- hajam os escolhidos por Deus por nos ajudarem a fazer este trilho. A minha caminhada passada foi de júbilo em todos os momentos, aproveitando bem os ensinamentos e esclarecimentos ministrados, que fizeram aumentar minha fé. Futuramente penso que vai ser da perfeita comunhão com a Santíssima Trindade e partilha com os irmãos inseridos no renovamento carismático católico.
Graças e louvores sejam dadas a Deus e que os serafins e querubins cantem louvores ao Divino Espírito Santo sem cessar.
Obrigado Maria, Mãe Santíssima.
TESTEMUNHO
Gostei de fazer estes seminários, porque penso que só assim faz sentido receber a Efusão do Espírito Santo
Quando falo da minha vida como uma Caminhada, aquilo que eu hoje chamo de caminhada, há uns bons tempos atrás chamava de “karma”.
O meu coração vivia cheio de revolta, ódio, raiva, mágoa, rancor. Sentia-me triste, infeliz, podia estar “rodeada” de pessoas, mas continuava absolutamente sozinha. Os meus olhos eram baços. Esta raiva e revolta alimentaram-me durante muitos anos, davam-me uma força inigualável. Era uma mulher imbatível. E tinha, de facto, uma força inexplicável, porque seria? As pessoas com quem me dava não percebiam, nem sabiam o que se passava comigo, nunca o fiz sentir, fazia um esforço para que ninguém percebesse do meu estado. Poucas pessoas ou nenhumas tinham capacidade de ler nos meus olhos a dor, porque o sorriso sempre foi o meu grande escudo e a minha mais-valia. À vista sempre fui uma pessoa alegre e brincalhona, por isso nada se percebia. Sentia-me forte, podia com tudo e todos e até com o próprio medo. Estava sempre na frente da batalha, mas vivia acorrentada a um passado que só me trazia sofrimento e más recordações, que me corroía e me cegava. Revoltei-me com Deus.
Até um dia dar um basta em tudo isto e pedir ajuda, não aguentava mais. Deus, é perfeito e não faz nada ao acaso, eu tinha de passar por tudo isto, fazia parte do meu crescimento como pessoa, Ele colocou as pessoas certas no momento certo no meu caminho e soube esperar que chegasse o dia em que eu estaria disponível e preparada para o receber. “Deus seja Louvado!”.
Iniciei a minha caminhada de Fé com uma confissão de vida em Fátima, onde comecei a ir mais frequentemente, rezar, adorar, fazer a Via Sacra. Comecei a ir a encontros, peregrinações, retiros, ouvir ensinamentos, testemunhos, oração, conheci e convivi com pessoas especiais, tive conversas com Padres que foram cruciais nesta minha caminhada e que muito me ajudou a limpar o meu coração das impurezas que o asfixiava.
Tudo foi ganhando cor, tudo se foi clarificando, foi simplificando e de repente dei-me conta do tempo que tinha perdido. Deixei de ver aquilo que era tão evidente e que nem sequer dei por isso, deixei de perceber que para ser feliz, não era preciso fazer disso um objetivo e opção desesperada de vida, porque o facto de existir já era uma bênção. ,
Hoje o meu coração, deu lugar à harmonia, à paz e ao Amor. Hoje tenho a capacidade de conseguir perdoar, mas ainda tenho muito a fazer, porque é um trabalho contínuo e porque ainda não estou como Deus quer, mas também já não sou a mesma pessoa.
Porque hoje tudo aquilo que me acontece, me traz um ensinamento, nada é em vão, mesmo nas perdas, na doença, mesmo quando tudo parece obscuro, dai advém algo que me engradece, porque a Fé no Espirito Santo me fortalece e me permite crescer como ser humano.
Hoje aceito o que me acontece e não questiono, aguardo em silêncio que venha a resposta, porque:”Tudo posso naquele que me fortalece”.
Porque Deus é Amor, é liberdade, é respeitar, é partilhar, é querer o bem do outro, é permitir ao outro que seja ele mesmo, é conseguir ver para além do próprio ser, porque amar permite-nos desejar e querer que o outro seja feliz e permite-nos ser felizes também.
Hoje a minha vida tem cor, o meu olhar tem brilho, o meu sorriso vem da alma, a minha alegria vem do Espírito Santo. Porque eu Acredito, eu Creio, eu Confio!
Agradeço a Deus, por ter permitido vos ter conhecido, Ele escolheu-vos ao pormenor, todos no momento certo estiveram com cada um de nós, com um sorriso, uma mensagem, uma palavra, um toque, sempre com disponibilidade, sempre com Amor, eque, por intermédio d’Ele, nos foram preparando o coração e o espírito, para o momento tão grandioso da Efusão do Espírito Santo. Louvado seja Deus!
TESTEMUNHO
Caros irmãos: gostei muito de participar nos Seminários de Vida Nova no Espírito! Recebi dos seminários, fortes ensinamentos para a minha caminhada. Tudo decorreu num ambiente de muita alegria, com cânticos alegres, bonitas partilhas e bonitas homilias. Foi tudo muito bom, o acolhimento, a organização, receção, cânticos, partilhas, ensinamentos, eucaristias. Um ambiente fantástico que deixa saudade.
Em todos os encontros notou-se uma forte presença do Espírito Santo. Escolhi como símbolo uma semente; uma semente porque pela Palavra do Senhor, associada em função pela própria Efusão, entendo e creio que recebi uma semente de Deus, graças que tenho que cuidar para dar muitos frutos. E fazendo a vontade de Deus no meu dia-a-dia, tenho que cuidar com muita oração, meditação da Palavra do Senhor, maior envolvimento e serviço na comunidade. Saio destes seminários com uma grande força para viver uma vida nova no Espírito.
Obrigado aos sacerdotes, obrigado aos servidores, louvado seja o Senhor!
TESTEMUNHO
Tive oportunidade de criar maior intimidade com o Espírito Santo, Maria e Jesus e de testemunhar o amor do Espírito Santo na minha vida. Gostei de ouvir as lições de vida e as graças das pessoas que pertencem esta comunidade, tanto de quem organizou a Efusão como dos restantes seminaristas. Adorei cada segundo da experiência.
Inicialmente não sabia com o que ia contar com a caminhada do renovamento carismático. Porém, desde o primeiro dia que senti muito mais proximidade com o Espírito Santo do que alguma vez eu tinha sentido. Isso gerou em mim um sentimento de querer ser cada vez mais um testemunho de vida nova no Espírito Santo.
Este mês dos seminários foi muito intenso para mim, pois aprendi a viver uma vida religiosa de forma mais plena, conciliando o meu dia-a-dia atarefado, com momento diário sagrado dedicado ao meu Deus.
A partir de agora irei ter em conta os conselhos que recebi, os ensinamentos que me foram transmitidos, para viver uma vida mais plena, devota ao Espírito Santo e à comunidade.
TESTEMUNHO
Recebi um presente maravilhoso, o Espírito de Deus!
Eu há três anos ou quatro comecei a minha afirmação da fé em Cristo. Sempre fui uma pessoa crente, porque a minha família é católica, e a minha mãe desde criança, nos ensinou a pertencer a Deus na Igreja.
Certa vez comecei a ficar triste e depressiva. Eu tinha tudo, tinha amigos, família, oportunidades, mas sentia que faltava alguma coisa e não sabia o quê. Depois comecei a ficar mais triste, tive algumas perdas e muitas vezes o que eu queria eu conseguia; pensava que tinha o controle de tudo e que era autossuficiente, mas também parecia nessa altura que nada que nada dava certo. Eu sabia que faltava alguma coisa na minha vida, e que tinha perdido controle dela, e uma frase nos seminários que me marcou faz todo sentido: temos a nossa fonte de vida tão perto, mas às vezes andamos tão longe. Andamos preocupados por muitas coisas que não vemos que Deus está sempre ao nosso lado dizendo “filha está tudo bem, vai estar tudo bem” Eu nessa altura comecei a rezar porque me sentia triste; Deus estava-me chamando, era o que faltava na minha vida para fazer sentido. Então conheci algumas pessoas que Maria do Céu me deu a conhecer, os grupos, e ia com a minha mãe porque ela sabia que eu precisava do amor de Deus e de O conhecer melhor. Desde então comecei a ficar feliz e a agradecer a Deus a vida maravilhosa que ele me deu. Sei que Deus está connosco, está comigo e que ele quer o melhor para nós. Só temos que acreditar, confiar n’Ele e amar. Ele tem um plano para cada um de nós.
Pela mesma amiga conheci os seminários e assim mesmo sendo tarde, eu vim, para confirmar a minha fé em Cristo e receber o Seu Espírito. Eu com o tempo tive a certeza de fazer esta escolha: eu quero caminhar pela mão de Deus para receber o seu espírito, e um presente: saber que Ele está em mim, e apesar que vida não seja cor-de-rosa, com Ele poderá ser.
Estou-Lhe agradecida por tudo o que tem feito até agora e porque me sinto uma melhor pessoa. Com o passar das semanas confirmei o amor infinito que Deus tem por nós, e que Deus deu o seu Filho para que nós tivéssemos a vida eterna, e que nos deixou o seu Espírito.
Receber o Espírito é o nosso presente para que permaneçamos nele.
Quero servir e trabalhar para que tenhamos um mundo em Deus apesar de todas as dificuldades. Como diz a palavra de Isaías 60,14, quero ser com o tempo, a futura glória de Sião.
TESTEMUNHO
Foi a vontade de Deus que me levou a fazer este seminário. Vinha só assistir e acabei por fazer outra vez.
A semente e a flor
Havia um vaso como uma semente. E quando semente começava a crescer, então vinha uma erva daninha, que não deixava a semente crescer. Então numa manhã de Novembro, veio uma mão poderosa, que tirou a semente da terra, mexeu a terra e pôs novamente a semente. A partir desse dia essa mão poderosa começou a regá-la todos os dias, a semente começou a crescer e tornou-se numa linda flor. E essa flor sabe que nunca mais vai morrer, porque sabe que tudo pode naquele que a fortalece.
Esta é minha caminhada: esta linda flor tornou-se num grande amor por Jesus. Peço ao Senhor, que todos os dias estenda sempre sua mão poderosa sobre mim, e que continue sempre a regar esta linda flor.
Glória a Ti Senhor!
TESTEMUNHO
Fui chamado à Igreja, vindo de uma família que pediu para mim os sacramentos mas que nunca foi à Igreja. Dela nunca mais me desvinculei, tendo começado a partir daí uma presença assídua na Eucaristia e na escuta da Palavra de Deus.
Passados uns anos, viria a viver um namoro com uma não cristã, que consegui chamar à Igreja. No entanto, a cerca de um mês do matrimónio, provei a rejeição, uma vez que a pessoa optou por seguir outro rumo. Mas não deixei o meu Senhor e segui a minha caminhada de fé.
Mais tarde conheceria a mulher que viria a ser minha esposa. Ela não estava na Igreja e a ela chamei também esta filha de Deus. Casámos e tenho um primeiro filho, com uma doença crónica. Mas não deixei o meu Senhor e segui a minha caminhada de fé. E vivendo na esperança, depois do primeiro nasceram mais filhos.
Sendo eu completamente anti-divorcista e pró-família, é-me apresentado um pedido de divórcio, momento em que perco todo o chão. Ainda assim não queria deixar o meu Senhor, mas pela primeira vez na vida confronto-O com revolta e pergunto-lhe “Porquê?!?” Sentia-me Job; fiquei “cego”. E o desespero levou-me a cometer erros graves, porque batalhava para permanecer na Igreja, mas ao mesmo tempo procurava respostas em ideais da Nova Era. Com as minhas escolhas, em nada ficou melhor a minha vida!
Por graça (apenas por graça), descubro as reuniões de oração e libertação do Pd. Leo. E por graça chego a um irmão leigo, carismático que me ajuda num processo de libertação. E após esse irmão, descubro o grupo de oração de Carnide, a que me atrevo a ir um dia, sem dele nada saber. Finalmente, “descubro” a Pneumavita. Ninguém me falou em nada disto. Ninguém me aconselhou. Eu “tinha sede”. E procurava, procurava … Hoje, iluminado pelo Espirito Santo, sei que era Ele quem atuava e me permitia descobrir todos estes servos de Deus.
Descubro o Seminário Vida Nova no Espírito dia 26 de Janeiro, na Internet. Era a data limite para a inscrição! E nesse mesmo dia envio, a correr, o formulário. E começo o Seminário, sem qualquer referência daquilo a que ia.
O primeiro sinal para mim da Vida Nova dos irmãos da Pneumavita, foi o acolhimento com que recebiam os seminaristas.
Eu já tinha recebido a Efusão do Espírito Santo anteriormente, mas aguardava com desejo a Efusão do Seminário, na medida em que ele implica uma caminhada quaresmal. Esse dia chegou. A sensação experimentada no momento da Efusão foi a de provar interiormente, mais uma vez, as “delícias eternas à Tua direita”. Mas o Senhor tinha preparado para mim um enorme presente: a leitura da Escritura que recebi após a Efusão. Tenho-a neste momento emoldurada num quadro, no meu quarto, para acreditar e nunca esquecer, porque naquele momento fiquei incrédulo. A leitura falava de Israel, eleito e querido de Deus, de um manancial de água a correr em terra muito seca, de não ter medo e das graças na fé que receberiam os três filhos de Jacob. É impossível detalhar neste testemunho, todas as respostas que recebi que recebi com aquela Palavra, mas TUDO o que ali estava era, ponto por ponto, para mim!
Mais incrédulo fiquei, quando uma irmã do santuário que recebeu a Efusão, que não me conhecia, me diz “no final da missa tenho uma palavra para si do Espírito Santo”. Falámos e fiquei estupefacto com o que me foi dito. Tudo isto me confirmava a verdade do que vivi!!!!!
Sinto que descobri, ou me foi dada a descobrir, realmente uma vida nova. Que não sou o mesmo. Sinto interiormente que nunca mais serei. A minha vida na oração, na esperança e no sentir a presença de Deus, é hoje completamente diferente, mesmo com uma presença de 25 anos na Igreja.
Fui dependente de ansiolíticos e antidepressivos durante 16 anos. Há cerca de três meses, que a vida nova que tenho vindo a descobrir, me ajudou a libertar dessas drogas, que eu sentia como uma verdadeira prisão. E tenho vivido em paz e na paz. Apenas na paz que Deus permite encontrar.
Bendigo o meu Senhor, que me conduziu ao Renovamento Carismático.
Louvado Seja, pelos séculos dos séculos sem fim! Ámen!
TESTEMUNHO
Os seminários e a efusão do Espírito Santo foram para mim um meio para dizer novamente sim a Cristo. Foi o meu verdadeiro crisma, assumido com plena consciência e a certeza do que ele representa. Gostei da fraternidade entre todos irmãos da comunidade Pneumavita. Sente-se o amor de Deus nestes seminários. É um pedaço do céu trazido por vós.
A minha caminhada em Jesus Cristo Senhor, diria que foi praticamente desde a minha conceção. Os meus pais são católicos, sempre frequentaram a Igreja e a missa dominical. O meu percurso em Igreja foi absolutamente normal: batismo, primeira comunhão, profissão de fé, crisma, inclusive fui catequista. Durante trinta e três anos vivi uma fé aprendida, formal, a missa era um rito. Durante cerca de três anos deixei de ir à missa, ia apenas algumas vezes no ano, pois vivi fora do país e a língua não ajudava. Até que aos 33 anos, Jesus me resgatou quis que deixasse de ser morna em termos de fé. Foi através do sofrimento, e tendo “morrido” também ressuscitei (“Quem acreditar em mim ainda que morra, viverá” João 11, 25). A Sua vinda para nos salvar, fez-se presente na minha vida e comecei a entender o que significa a Sua morte e ressurreição, e principalmente que ele está vivo entre nós. Experienciei isso mesmo. O que aprendi durante anos e qua à partida eu entendia como factos históricos, passaram a ser vida em mim. Os Seminários de Efusão do Espírito são uma “formalização”, um “oficializar” do meu compromisso com Jesus, do início da minha conversão e da minha verdadeira caminhada.
Quero servi-Lo porque quero levar aos outros o que Ele mesmo fez em mim. Não sei como, ainda, mas é esta a certeza que levo da Efusão: servir a Jesus.
TESTEMUNHO
Gostei muito da alegria do louvor, dos ensinamentos e partilha; gostei muito porque me fez crescer na fé e sentir-me mais próxima de Deus.
Divino Espírito Santo, vinde em meu auxílio e iluminai-me sempre, o que devo pensar, o que devo dizer, o que devo fazer, para promover a vossa glória.
Há muito tempo que eu desejava conhecer este dom de Efusão do Espírito Santo; penso que foi um milagre ter conseguido, e estou muito feliz por isso. Foi uma caminhada feita sempre com muita alegria. Os ensinamentos foram muito importantes, aprendi com este maravilhoso grupo, o que é dar muito sem esperar nada em troca. Penso em todos eles, em todos eles com muito amor e gratidão; um grande bem-hajam.
Quanto à minha vida cristã, não sei o que o futuro me reserva, mas sei que me sinto mais forte e mais unida a Jesus, e que o Espírito Santo passou a ser muito mais importante na minha vida. Sinto-me mais confiante, mais em paz e mais feliz.
Obrigada Santíssima Trindade e Virgem Maria minha mãe e minha madrinha Amen
TESTEMUNHO
Gostei dos Seminários por ter sido ajudado a engrandecer mais espiritualmente a minha história de vida, tenho que decerto fiquei mais desperto e motivado para os assuntos de Deus.
E pelo facto de ter sentido uma maior aproximação real e verídica à Santíssima Trindade.
Esta caminhada dos seminários foi sem dúvida uma catequese muito esclarecedora para muitos de nós. Por vezes damos prioridade às coisas materiais neste mundo e esquecemos que temos pouco tempo; não nos lembramos de ter um bocadinho mais livre para rezar, ou para ver se no Domingo temos tempo para ir à missa…
Pois é, Deus tem ficado para muitos, sempre no lote das sobras. Deus, o criador de tudo, o Espírito Santo que sopra sobre nós a todo instante, Jesus Cristo, Rei dos Reis, Maria Santíssima, os anjos do Senhor altíssimo, e os seus santos, que devem, por direito próprio, estar à frente de tudo e de todos, tem sido de facto muito esquecidos pela humanidade.
Iluminai Senhor essas gentes, e dai-me a mim, forças e incentivos para te louvar e bendizer. Aumenta minha fé e sê o meu cajado. Eu Te louvo por isso.
Quanto à Efusão do Espírito Santo, julgo ser um novo batismo, rejuvenescido. “Eu batizo com água mas virá alguém depois de mim que batizará com o Espírito”. A Efusão do Espírito será um derramamento, mais um, do amor que Deus tem por cada um de nós, servindo-se para tal de alguns filhos(as) Seus dignos de estar ao Seu serviço.
A minha caminhada no futuro será mais mais firme e mais confiante, com a Santíssima Trindade, tendo sempre por perto, Maria de Nazaré.
TESTEMUNHO
Já pertencia ao renovamento carismático há muito tempo, mas nunca tinha feito Seminário de Efusão do Espírito Santo. Foi muito importante para mim esta oportunidade; gostei muito de tudo e principalmente dos ensinamentos que os irmãos nos transmitiram com tanto amor.
Minha caminhada daqui para a frente vai ser como Deus quiser. Ele é que é o Senhor da minha vida, só tenho que me deixar conduzir por Ele.
TESTEMUNHO
Fui muito marcada com uma nova ligação ao Espírito Santo.
Com a aprendizagem, senti-me muito pequena, muito pequenina, mas como diz a Palavra de Deus em São Lucas 18, 17 “ Em verdade vos digo, quem não receber o reino de Deus como um pequenino, não entrará nele”