Caminhar na FÉ com MARIA na FORÇA do ESPÍRITO SANTO

No dia 19 de Agosto 2012, fomos à Várzea de Sintra, para conviver, escutar e partilhar. Éramos 43 pessoas, incluindo três crianças e um sacerdote.

Começámos o encontro na capela do Centro C. Colombo, com a Santa Eucaristia, celebrada pelo Pe. Nelson Matias Pereira, que na homilia falou a partir do evangelho do XX Domingo TC, (Jo 6, 51-58), «Eu Sou o Pão Vivo, o que desceu do Céu: se alguém comer deste pão, viverá eternamente; e o pão que Eu hei-de dar é a minha carne, pela vida do mundo.», da importância da Eucaristia e da Sagrada Comunhão. Realçou que não se pode meramente receber a Hóstia Consagrada, pois se trata do Cristo Vivo que vem até nós para nos alimentar com o Seu Corpo e o Seu Sangue. «Se não comerdes a Minha carne e não beberdes o Meu sangue não tereis a vida em vós». É preciso viver intensamente esse momento, haver uma total entrega em comunhão com Jesus, num ato de profunda intimidade

Deu-nos vários testemunhos que demonstram esta entrega a Deus através da Comunhão diária, como por exemplo, um casal que perdeu sua filha, já com alguma idade, e teve forças para ultrapassar esse momento, aceitando a perda sem revolta, e sendo testemunhas do Amor de Deus, por estarem plenamente mergulhados no mistério da Eternidade. Outro testemunho foi a vida da nossa querida Beata Alexandrina de Balasar, que quando tentaram enganá-la, levando uma hóstia não consagrada, ela respondeu “Senhor Abade não me engane…”. Ela viveu 13 anos e meio, sendo sustentada apenas pela Sagrada Comunhão, não tomava nem água, nem qualquer outro tipo de alimento. Falou também, que ele próprio reconhece quando vão comungar em verdadeira comunhão com Deus, pela atitude das pessoas ao comungarem.

Depois, seguimos de autocarro para a Várzea de Sintra, já com o estômago a dar horas pois nós não conseguimos viver só do pão sagrado, abancámos em cima de diversas mantas, colocadas sobre um relvado muito acolhedor, onde tivemos um almoço em família que foi muito gostoso, em todos os sentidos, na qualidade, variedade e convívio.

Após termos os nossos estômagos aconchegados, começamos a Louvar ao Senhor com cânticos e orações, e, tomando a palavra, o Padre Nelson, desenvolveu o tema do encontro,”Caminhar na FÉ com MARIA na FORÇA do ESPÍRITO SANTO”, de maneira que foi a maravilha das maravilhas!…

O Padre Nelson começou por nos apresentar 6 caminhos vividos por Nossa Senhora:

1º caminho, Maria em Nazaré: falou-nos da vida simples, humilde e toda entregue a Deus que ela levava na sua casa em Nazaré. E que ela pertencia ao grupo restrito que era fiel a Deus fazendo a Sua vontade. Ela era fiel ao Deus da Aliança.

Seguiu-se a Anunciação do Anjo, “Avé, ó cheia de graça, o Senhor está contente contigo, com a tua maneira de ser”, e ela aceitou sem reservas, embora apreensiva.

Sejamos como Maria, simples, humildes, sempre abertos ao “sim”, caminhando com o Espírito Santo, vivendo de maneira a preocupar-nos com os outros, esquecendo-nos de nós próprios. Pedindo sempre  a Maria para nos ajudar a caminhar na FÉ.

2º caminho, visita de Maria a sua prima Isabel: Maria, apesar de estar grávida de Jesus, não exitou em fazer cerca de 163km a pé por montes e vales, para ir ajudar sua prima Isabel, que já de certa idade estava grávida de 6 meses, até ao nascimento do seu filho (S. João Batista). O Amor de Deus é maior do que todos os problemas. Viver a FÉ é ter confiança em Deus.

3º caminho, o regresso de Maria a Nazaré seguindo mais tarde até Belém para efectuar o recenseamento obrigatório. Procurando apressadamente onde ficar, pois estava quase a dar à Luz, as portas fecharam-se, e apenas ficou ao seu dispor uma gruta em que se guardavam os animais, onde nasceu Jesus.

4º caminho, a apresentação do Menino Jesus no Templo e a purificação de Nossa Senhora: sempre seguindo as leis Judaicas, foi no Templo que recebeu a profecia do velho Simeão de que uma espada trespassaria o Seu coração…

5º caminho, a fuga para o Egipto: por causa das ordens de Herodes. Mais uma vez tiveram que ultrapassar as dificuldades da vida, por causa da maldade dos homens. Obediência total, nunca uma revolta. Maria caminha no Espírito e foi dócil ao Espírito Santo.

6º caminho, Maria nas Bodas de Canã está atenta às necessidades, intercede: foi a confiança de Maria em Seu Filho, verdadeiramente posta à prova nas Bodas de Canã, embora Jesus tenha respondido “mal” à sua Mãe, ela limitou-se a dizer aos criados: “façam tudo o que Ele vos mandar”. Vemos aqui a total entrega de Maria e a sua confiança em Deus. Mais uma vez se verificou a atenção de Maria aos outros, vendo que o vinho acabara e que Jesus podia resolver a situação.

Maria viveu da FÉ.

Face a uma questão posta, o padre frisou o porquê da virgindade de Maria, antes, durante e depois do parto. Uma vez que Maria queria entregar-se ao Senhor toda virgem até ao fim da sua vida, Deus que conhece os nossos desejos mais profundos, respeitou o seu desejo, tornando-a a Virgem Imaculada. (Deve ter sido o único desejo de Maria que foi prontamente respeitado por Deus).

Por motivos dos seus compromissos, o Pe Nelson teve que partir mais cedo . Terminou no 6º caminho, o tema deste encontro, que vai continuar num próximo…

Após este momento, houve animação carismática, evangelizamos, cantando e dançando como David…

Notamos que outras pessoas que estavam no parque de merendas ficaram curiosas e houve quem se aproxima-se para ver de perto.

O dia estava a ser curto em tempo para tudo o que tinhamos planeado, o momento estava muito bom mas faltava o mergulho no mar.

Depois de arrumarmos tudo, fomos então à Praia das Maçãs. Até aí, o Espírito Santo esteve connosco, pois à hora que fomos à praia, costuma estar muito vento e sol encoberto, o que não aconteceu, estava uma tarde estupenda, um sol radioso e a água quase morna!

Não podemos terminar sem lembrar o Pedrinho, amoroso, que esteve sempre connosco, cantando, ouvindo e ! junto do Padre Nelson quando precisou.

Apesar de não ter havido tempo para ler a palavra de Deus, foi-nos deixado um T.P.C.: a leitura dos salmos 102 e 130.

Que Maria seja o nosso exemplo a seguir, a nossa companhia na vida e a ponte que nos leva ao Seu Filho.