A importância e identidade dos grupos de oração

Votos de utilizador:  / 0
FracoBom 

 

 

Um grupo de oração pode ter um impacto poderoso, ou nulo, sobre a sociedade, conforme a linha pastoral adoptada pelos seus dirigentes.

Em vários países vi o impacto reduzir-se progressivamente quando os dirigentes dividiram os membros de uma única assembleia em vários pequenos grupos.

Com efeito, quando um grupo se divide, as riquezas do dirigente são dispersas prematuramente, e os pequenos grupos formados não podem encontrar nele a mesma força nem ter o mesmo brilho que um grupo mais importante.

É já difícil designar pessoas com a maturidade desejada para exercer o dom do ensino ou a responsabilidade de "pastor" num grupo de 200 pessoas. Com maior razão o será em 5 grupos de 40 membros.

Creio que os dirigentes fariam bem em manter um só grupo na sua cidade, livre de organizar durante a semana grupos de oração mais pequenos. Isto, não somente lhes permitiria assegurar uma pastoral muito mais equilibrada, mas seria também um testemunho mais marcante para a cidade. Além disso, um grande grupo dinâmico cria uma força que é difícil de ignorar.

 

Ralph Martin
(Extracto de uma entrevista concedida a Pierre Goursat)
in: Revista Pneuma nº3

 

 

[página anterior]