Os grupos de oração, meio de renovação

Votos de utilizador:  / 0
FracoBom 

 

 

Os grupos de oração são importantes e necessários para que as pessoas que estão a despertar para a vida nova no Espírito, essa vida cristã vivida em profundidade, tenham um local onde se possam encontrar uma vez por semana para a seu modo rezarem, cantarem, louvarem a Deus, ouvirem a palavra de Deus, crescerem na conversão, buscarem a cura dos seus problemas, para poderem viver melhor a sua vida cristã em todas as dimensões.

 

O Renovamento existe para fazer acontecer a ressurreição interior das pessoas, de modo  que passem a viver a vida cristã com radicalidade, com profundidade, na unção do Espírito, no poder da graça do Espírito Santo. Obviamente, em relação profunda com o Pai, com Jesus Ressuscitado, com o Espírito, com Maria, em grande amor e comunhão com todos os irmãos e vivendo uma vida santa.

 

O Renovamento não é um movimento que existe para fazer grupos de oração. Feliz o dia em que a paróquia não precise de grupo de oração. Feliz o dia em que nas paróquias as missas sejam tão vividas, tão ungidas, tão profundas que as pessoas saiam da missa cheias de Deus, com força para viver santamente a sua semana. Feliz o dia em que os baptismos sejam feitos com tanta unção, que os pais, os padrinhos, os parentes, saiam daquela cerimónia com o seu baptismo renovado, com vontade de ir viver a vida cristã com radicalidade. Feliz o dia em que os casamentos nas igrejas não sejam aquele acontecimento de vaidade que se verifica tantas vezes, que é uma profanação do Santíssimo, mas que sejam celebrados de tal maneira que os noivos, os parentes, toda a gente esteja ali com uma fé profunda, e que todos os casais saiam da igreja renovados no seu matrimónio, com vontade de ver a santidade do seu casamento. No dia em que as coisas acontecerem assim, não precisaremos mais de grupos de oração.

 

Os casais que estão no Renovamento de verdade precisam de se renovar na vida matrimonial; essa vida tem de ser transformada, para ser vivida na santidade do sacramento do matrimónio. Os jovens do Renovamento são chamados a renovar-se, para viverem uma vida cristã e de juventude como autênticos cristãos, vivendo a beleza e a grandeza dos seus ideais de juventude em santidade.

 

Se as pessoas que estão no Renovamento não entrarem nesse processo de renovação permanente das suas vidas é inútil a sua participação. O Renovamento é um sopro do Espírito, é uma graça para a Igreja de hoje, na tentativa do Espírito ajudar a Igreja a renovar-se na vida cristã. É para renovar a vida cristã a todos os níveis. É para renovar a vivência dos sacramentos, a vivência dos sacramentais, para melhorar a vida de oração, com maior amor à palavra de Deus, para experiências cada vez mais maravilhosas com Deus Pai, com Jesus Ressuscitado, com o Espírito, com Maria; para que os casados vivam mais maravilhosamente o seu matrimónio, a vida familiar e a educação dos filhos; para que os jovens vivam a sua juventude em santidade e na castidade; para que nós os sacerdotes vibremos mais com o nosso sacerdócio, com espiritualidade profunda, para realmente sermos pastores e levarmos esse sopro aos nossos irmãos; para que as religiosas se renovem cada vez mais na vivência do seu carisma, da sua vida de comunidade, dos seus votos e no entusiasmo da sua missão.

 

Este é o objectivo, esta é a finalidade dos grupos do Renovamento Carismático, esta é a vontade do Espírito. 

 

Pe. Alírio Pedrini

(Retiro em Fátima, Novembro 1997)

 

 

[página anterior]