Missão de evangelização 2013

Votos de utilizador:  / 0
FracoBom 

 

 

GRUPO PNEUMA-BOA NOVA

Missão de evangelização 2013 – Aldeia de Nossa Senhora das Neves, Beja

 

Mais uma vez na primeira semana de Agosto, o Grupo Pneuma-Boa Nova partiu em missão para terras do Alentejo, desta vez para a aldeia de Nossa Senhora das Neves, pertinho de Beja, sendo aí pároco Frei Pedro Bravo.

 

A aldeia com cerca de 1500 habitantes, funciona em parte como dormitório para quem trabalha em Beja, o que colidiu um pouco com o trabalho de evangelização de porta a porta, feito durante as manhãs, enquanto o sol não se tornava abrasador …

 

Frei Pedro Bravo, prior há menos de um ano nesta aldeia, elaborou um trabalho pastoral, englobando-nos a nós e ao grupo de oração do RCC de Beja, trabalho esse com dinâmica e objectivos bem definidos: anunciar, em nome do pároco, de casa em casa e pelos montes circundantes, uma mensagem querigmática, que se resumia na frase “Jesus Cristo ama-nos!”, entregando um pequeno desdobrável onde esta mensagem era desenvolvida. Maria, mãe de Jesus, sempre presente, era lembrada também, com a oferta de uma pequena medalha de NªSrª das Graças, e logo ali A invocávamos com a oração “Ó Maria concebida sem pecado, roga por nós que recorremos a vós!”. Nesta visita tínhamos também oportunidade de convidar as pessoas para a reunião de oração, à noite, no salão paroquial.

 

De tarde, reuníamos em grupo, orando, programando e avaliando.

 

À noite, na habitual dinâmica dos encontros de oração do RCC, e na linha dos Seminários de Vida Nova no Espírito, numa caminhada de 7 noites, fazia-se oração e louvor, completados com ensinamentos, havendo Efusão no final. Para a entrada numa Vida Nova no Espírito, foi bem marcado que não chega um encontro pessoal com Jesus Cristo, é preciso avançar mais, haver uma entrega de vida, um compromisso, com Ele e com a Sua Igreja, cada um usando os carismas recebidos.

 

E no final, cada um assumiu por escrito, um compromisso de uma vida nova activa, numa linha de serviço à comunidade paroquial. Estes compromissos foram entregues no ofertório da Missa de encerramento. 

Sentimo-nos como que ajudando o pároco a lançar uma pequenina semente nesta simpática paróquia, semente essa, que estamos certos, dará os seus frutos, cabendo também aos elementos do grupo de oração de Beja, uma cota parte em manter acesa e propagar esta pequenina chama.

 

Damos Graças a Deus e a Sua Mãe Maria Santíssima, de nos terem proporcionado esta experiência, e também ao Frei Pedro Bravo, ao Grupo do RCC de Beja, servido pela São Matos, ao Centro Social O Salvador, em particular à Ana Maria, e a todos os habitantes das Neves que connosco estiveram, pelo seu acolhimento, e por nos terem proporcionado esta semana para nós tão rica, humana e espiritualmente, que nos fortaleceu como grupo, e nos desafiou a prosseguir nestas missões, levando o Evangelho e o Amor de Deus a cada um dos irmãos.

 

 

3

 

ALTAR MOR DA IGREJA PAROQUIAL

 

 

4

 

ENCONTRO NO LARGO DA ALDEIA, AGUARDANDO A CHEGADA DE TODOS.ALÉM DA ISOLINA E DA FÁTIMA, ESTÃO ELEMENTOS DO GRUPO DE BEJA E DA ALDEIA, QUE NOS AJUDAVAM A ORIENTAR POR RUAS E MONTES.

 

 

1

 

PLANEANDO OS PERCURSOS DE CADA MANHÃ, ESTUDANDO OS MAPAS OFERECIDOS PELA JUNTA DE FREGUESIA.

 

 

2

 

PARTINDO PARA A MISSÃO!

 

 

5

 

EVANGELIZANDO PORTA A PORTA.NESTA CASA NÃO ESTAVAM OS DONOS, SÓ O CASEIRO, QUE TAMBÉM É CRIATURA DE DEUS! NÃO ABRIU A PORTA, MAS TALVEZ TENHA ABERTO UM POUCO O SEU CORAÇÃO…

 

 

6

 

CHEGAR JUNTO DAS PESSOAS IMPLICA CHEGAR AOS SEUS AMBIENTES, AO MODO COMO VIVEM, À SUA CONDIÇÃO HUMANA

 

 

 9

 

PARA EVANGELIZAR COM O TESTEMUNHO É ESSENCIAL O CONVÍVIO E A CONFRATERNIZAÇÃO.                    AQUI FOI-NOS OFERECIDO MELÃO E UM COPO DE VINHO BRANCO, QUE SE TORNARAM PRECIOSOS PARA A APROXIMAÇÃO.

 

 

10

 

À NOITE, NA REUNIÃO DE ORAÇÃO. O NOSSO LEMA PARA ESTE ANO, FOI O QUE JESUS DISSE À SAMARITANA “SE CONHECESSES O DOM DE DEUS!”. NESTE DIA A ISOLINA FEZ O ENSINAMENTO SOBRE O ESPÍRITO SANTO.

 

 

 7

 

EUCARISTIA DE ENCERRAMENTO

 

 

8

 

FOTO DE GRUPO, COM OS HABITANTES DA ALDEIA NO FINAL DA EUCARISTIA DE ENCERRAMENTO. A GRANDE MAIORIA PARTICIPOU NOS ENCONTROS DE ORAÇÃO.

 

 

 

{jcomments on}