Votos de utilizador:  / 1
FracoBom 

 

 

ORAÇÃO NA VIDA E A VIDA EM ORAÇÃO

 

«Quem não reza, perde-se» diz Santo Agostinho.

Aquele que deseja encontrar a Deus, tem de orar. Não existe vida cristã autêntica, sem oração.

A oração é para o Cristão o que é a gasolina para o carro.       

Se deixamos de rezar, Deus “morre em nós”.

 

Jesus saía de manhã muito cedo para um lugar solitário para ali se pôr em oração. (Mc 1, 35)

Vinte e cinco vezes aparece nos evangelhos a palavra oração ligada a Jesus, em que Ele é visto a orar e a falar da oração. Nos grandes momentos da Sua vida Jesus orou. Para escolher os apóstolos, retirou-se para o monte, e aí passou toda a noite orando a Deus. Ao amanhecer chamou os discípulos e escolheu doze entre eles. (Lc 6, 12)

Sem intimidade e vida interior contínua de oração, na fé e na caridade, não é possível conservarmo-nos cristãos. (Paulo VI)

Portanto, a prioridade para o cristão é a oração.   

“Senhor escutai a minha oração, prestai-me ouvidos, ó Deus de Israel” (Sl 83)

Precisamos de orar, se queremos que Deus cresça em nós. “Orar sem desfalecer”. (Lc 18, 1)

“Aproximai-vos pois, confiadamente, do Trono da Graça, a fim de alcançar misericórdia”. (Hbr 4, 16)

“Se está alguém entre vós aflito! Entregue-se à oração. Está alguém contente, cante louvores”. (Tg 5, 13)

O grupo de oração, por sua vez, deve ser o lugar apropriado para que a graça renovadora da vida cristã aconteça, desabroche, cresça e se torne adulta e transbordante.

Sê firme na oração, para te manteres firme na fé e no testemunho.

“Os crentes eram assíduos ao ensino dos apóstolos, á união fraterna, á fração do pão e á oração.”

S. Paulo dá-nos o conselho: “Orai unicamente em união com o Espírito, multiplicando invocações e súplicas, perseverando nas vossas vigílias”.

A oração de Jesus foi contínua, mas sobretudo, foi uma oração espiritual, isto é, feita no Espírito Santo.

O Espírito Santo estabelece a Sua morada no nosso coração e não mais deixaremos de orar n’Ele. Quer dormindo quer acordados a oração, não mais abandona a nossa alma; isto se chama, a oração contínua.

 

Esta foi a vida de Maria. Mergulhada na oração, ou melhor, toda ela era a oração, do FAÇA-SE.

Maria Santíssima esposa viva do Espírito Santo é o grande modelo de oração, de fé, de confiança.

Estava presente com os Apóstolos, reunidos no cenáculo, quando aconteceu Pentecostes. Toda a vida de Maria foi de escuta e de intercessão – FAZEI TUDO O QUE ELE VOS DISSER.

 

Ela é, pela sua união com Deus, o jardim e a fonte. Com Ela podemos aprender que: “O fruto do silêncio é a oração, o fruto da oração é a fé, o fruto da fé é o amor, o fruto do amor é o serviço, o fruto do serviço é a paz”.                                        

E tudo isto é uma contínua oração.

 

«É só em Igreja, e graças á oração da Igreja, cujos braços estão dia e noite erguidos para o Céu, graças á presença da Ressurreição de Cristo, que vencemos todas as dificuldades».

 

«A Igreja não pode dispensar o pulmão da oração, e alegro-me imenso que se multipliquem em todas as instituições eclesiais, grupos de oração de intercessão.»

 

- Alegria do Evangelho nº 262 -  PAPA FRANCISCO.

 

 

 

Emília Martins

 

 

 

 

Comentários  

 
0 # Re: Oração na vida, e a vida em OraçãoAugusto Vitória 13-05-2017 22:01
dou Graças a Deus por este testo escrito... como se costuma dizer por quem sabe...é sempre reconfortante saborear a Alegria do Evangelho...qua nto mais escuto e leio mais apetece..... mas há palavras que nunca mais ouvi como as eram proferidas.... pelo nosso santo Padre Lapa..quer fosse em dias especiais ou outros....era uma maravilha escutar.. um abraço para todos os filhos de Deus
Responder | Responder com citação | Citar
 

Comentar