Porque o Renovamento Carismático só apareceu agora e não pensaram nisso há mais tempo?

 

Ninguém pensou nisso, nem poderia pensar, porque o Renovamento Carismático não é obra da vontade ou inteligência dos homens. Por outro lado, ninguém pode compreender como é que esta graça se espalhou de uma forma tão explosiva por todo o mundo. A única explicação para este fenómeno é o Espírito Santo. Ele assim o quis, foi o tempo que Ele escolheu. Foi esta a hora escolhida.

 

 

Na Bíblia, onde posso encontrar referências ao Espírito Santo?

 

Jo 14, 16 e 26; Jo 16, 13; Act 1, 4 e 8; Act 2, 4,17 e 38; Act 4,31;Act 5,32; 
Act 8, 17; Act 10,44-48; Act 19,5-6; Rom 5, 3-5; Rom 8, 1-17,26-27; 
1 Cor 2,6-16; 1 Cor 3,16; Gal 5, 16-26 e muitos outros.



Como posso crescer espiritualmente?

 

Pela oração, submeta-se ao Poderio de Jesus, e fale com Deus, como Seu Pai amoroso, que o quer ensinar. Disponha-se a escutar a resposta de Deus às suas orações.
Arranje tempo todos os dias para ler a Palavra de Deus, a Bíblia, para aprender mais acerca do seu Pai e do amor que Jesus tem por si. Comporte-se de acordo com os novos conhecimentos que adquiriu da sua oração e da leitura da Bíblia (Ver Tiago 1, 22-25).
Peça a Deus para fazer parte dum encontro de oração onde outras pessoas procuram, como você, crescer espiritualmente. Interesse-se em aprender ouvindo os ensinamentos que aí são dados, e Deus fará o resto.



Qual o significado da imposição de mãos?

 

A imposição de mãos não tem nenhum conteúdo mágico. Nem é, tão-pouco, um sinal sacramental.
É um gesto que significa a solidariedade e fraternidade que une todos os elementos numa comunidade espiritual.



O que significa a palavra carismático?

 

Deriva da palavra "carisma", que quer dizer "dom". S. Paulo, e particularmente na primeira carta aos Coríntios, refere os dons do Espírito Santo que se manifestam nas primeiras comunidades cristãs. O renovamento carismático reconhece estes dons nas suas comunidades.



Se já temos o Espírito Santo pelo Baptismo, porquê a Efusão ou Baptismo no Espirito?

 

É vulgar dizer-se que o Espírito Santo é o "doce hóspede da alma". Esta é uma verdade em que acreditamos, mas Ele não pode ser apenas o hóspede, mas sim o dono da casa, aquele que dispõe da casa, que a trata, que transforma. O hóspede não se intromete nos assuntos de família, mantém uma certa distância.

Ora o Espírito Santo, em nós, deve ser a vida, a alegria, a liberdade, o fogo. Ele é e deve ser, para nós, o que foi para os primeiros cristãos. Ele apenas deseja que lhe digamos "sim", para poder realizar os prodígios manifestados então. É este o significado do Baptismo ou Efusão do Espírito - o reconhecimento de Jesus como Senhor e o "sim" à livre actuação do Espírito Santo em nós. 

Pela Efusão, muitas pessoas conheceram uma transformação total nas suas vidas: gosto pela oração, amor aos irmãos, uma relação mais íntima com Deus.
Portanto, a experiência da Efusão do Espírito, cujos frutos são os de uma renovação profunda da vida cristã, torna-se indispensável nas nossas vidas