O que é a Liturgia?

 

 

A Eucaristia é a Fonte e o Vértice da vida cristã, onde se encontra a presença, a acção e a comunhão com Cristo vivo e com todos os cristãos que o invocam e adoram, no mundo inteiro.

É a actualização da salvação do mundo que Cristo realizou através da Cruz, da Ressurreição e do envio do Espirito Santo.

1

 

A liturgia é constituída pela fé rezada, cantada, manifestada por palavras gestos e acções.

O ciclo litúrgico é constituído pelo Advento e Quaresma, dois grandes tempos de purificação e adesão ao Evangelho.

 

2

A Liturgia dá à vida espiritual um caracter perfeitamente teológico, aproxima os fieis da hierarquia sacerdotal, arranca os fieis às suas casas, aos seus oratórios privados, ao ciclo dos seus pequenos grupos e leva-os à Igreja, casa de Deus e casa de todos, sublinhando o caracter do corpo social, que na igreja católica é um dever.

A paróquia, a diocese, a Igreja universal, são templos espirituais cada vez mais vastos, edificados com pedras vivas, que são cada cristão.

A fé dos irmãos é alimentada pelos sinais passados e pelos sinais presentes, por sua vez os sinais futuros baseiam-se na esperança. Assim os cristãos continuam a obra começada por Deus.

 

3

 

A fé e a oração não constam tanto de palavras mas sim dum sentimento de segurança familiar.

A casa de Deus e o mundo universal são a nossa casa.

 

4

A Liturgia radicada na Palavra de Deus ,é diversificada, atendendo à criatividade e disciplina dentro da comunidade eclesial, devendo haver mais celebrantes e menos ouvintes, para isso exigindo-se formação constante e profunda. Será obediente ao bispo, assembleia e presidentes. Deve ser fiel ao Vaticano II e ao Espirito Santo.

A Liturgia deve ser a grande escola de oração, equilíbrio pessoal e comunitário entre a celebração e a adoração.

 

Maria do Carmo Jesus Carvalho

Equipa de Liturgia, Pneumavita