c gacontecer

 

GRUPOS DE ORAÇÃO: COMO FAZER A GRAÇA ACONTECER

Pe. Alírio José Pedrini, S.C.J.

 

 

Apresentação

Aos coordenadores, dirigentes, servidores, animadores e responsáveis a todos os níveis pela animação dos grupos de oração e das comunidades carismáticas, ofereço e dedico estas páginas, quando elevamos o nosso coração em celebração de louvor e acção de graças pelos vinte e cinco anos de existência desta maravilhosa dádiva divina, desta pérola preciosa que o Pai nos fez descobrir, deste tesouro que estava escondido no coração de Deus e que nos foi dado gratuitamente: o Renovamento Carismático Católico.

Os grupos de oração e as comunidades carismáticas são o necessário e privilegiado ninho quente do Espírito Santo, onde os que receberam a graça maior do Pentecostes pessoal, ou seja, da Efusão do espírito, encontram o aconchego e o alimento para que a vida cristã em renovação possa crescer, amadurecer e produzir fruto.

Grupos de Oração: Como Fazer a Graça Acontecer quer ser um auxílio concreto, oferecido em particular aos animadores da vida cristã carismática, para que possam realizar com mais fruto a sua importante e bela missão.

O Espírito Santo é a alma da Igreja. Tal como gerou o corpo humano de Jesus no seio da Virgem Mãe, gera, em todos os tempos, o corpo místico de Jesus ressuscitado no seio do mundo.

O corpo místico de Jesus ressuscitado é a Igreja viva, isto é, todos os que cremos, adoramos, aceitamos, seguimos, obedecemos e servimos a Jesus ressuscitado, Salvador e Senhor. Ele é a cabeça do corpo místico. Nós seremos os membros, cada um com a sua função específica. O Espírito é a alma vivificante do corpo todo.

Como a alma da Igreja, do senhor ressuscitado, o Espírito tem suscitado em todos os tempos, segundo as necessidades de cada tempo e circunstância, providências divinas, quer de renovação da vida cristã vivida nos corações, quer de acção e vigor apostólico. Uma das maiores dádivas do espírito aos nossos tempos, sem dúvida, é o Concílio Vaticano II.

A luz poderosa do Vaticano II, o Espírito fez e faz surgir sempre novas modalidades de correntes de espiritualidade e de vida apostólica. Entre estas, recebemos o dom precioso do Renovamento Carismático Católico. Por ele, o Espírito age veloz e poderosamente para renovar a vida cristã e o vigor apostólico dos que o acolhem.

Passados apenas vinte e cinco anos desde o seu surgimento, o Renovamento Carismático conta com sessenta milhões de participantes em todos os continentes e em grande parte dos países do mundo.

Com a finalidade de despertar a vida cristã em abundância, e tendo como missão fazer o Pentecostes pessoal acontecer e, a partir dele, levar a vida no Espírito à maturidade, plenitude e transbordância, o Renovamento Carismático caminha veloz, envolve fortemente os que o acolhem e produz visíveis e inegáveis frutos de vida cristã e apostólica. Em face desta realidade e da importante missão de todos os animadores, venho trazer a minha contribuição através deste livro, para que cada vez mais grupos e as comunidades possam ser ninhos quentes, apropriados e eficazes para o crescimento dos seus integrantes.

Deus Pai Providente, Jesus ressuscitado Salvador e Senhor e o Espírito Vivificador estão de mãos cheias e entendidas, oferecendo-nos as Suas bênçãos e favores de toda a espécie, para todas as situações concretas e circunstâncias. O que precisamos é de aprender a acolher, a receber e a apropriar-nos de tantas e tão valiosas graças.

Grupos de Oração: Como Fazer a Graça Acontecer quer ser um auxílio de todos os animadores dos grupos e das comunidades carismáticas, exactamente para ensinar e dar subsídios concretos, a fim de que, sempre mais e melhor, as graças divinas possam ser desejadas, pedidas, recebidas e assimiladas.

Este livro não é para ser lido num fôlego. Ele é, ao mesmo tempo, uma receita e um manual de instruções. Como receita, indica os meios, os recursos, os instrumentos a serem usados para fazer a graça acontecer. Como manual, ensina como usar os meios, os instrumentos e os recursos, para que a acção seja eficaz.

Faço votos de que estas páginas atinjam o seu objectivo: favorecer os animadores dos grupos e das comunidades carismáticas para que todos os participantes cheguem a ter vida cristã, vida no Espírito, em abundância.

 

 

[página anterior]     [índice]