c essoprovn

 

 

ESPÍRITO SANTO, SOPRO DE VIDA NOVA

Pe. Alírio José Pedrini, SCJ

 

 

Apresentação

Em Novembro de 1997, a Comunidade PNEUMAVITA promoveu, como habitualmente, em Fátima, no Centro Pastoral Paulo VI, as celebrações do 23º aniversário do Renovamento Carismático em Portugal.

Nesse ano, limiar do Ano do Espírito Santo, preparando o Jubileu dos 2.000 anos do nascimento de Cristo e ao mesmo tempo a entrada no Terceiro Milénio, o Senhor concedeu-nos a graça extraordinária de ter entre nós, a orientar estas celebrações, o nosso querido amigo Pe. Alírio José Pedrini S.C.J., Dehoniano de São Paulo - Brasil.

O Pe. Alírio ficou no coração dos milhares de pessoas ligadas ao Renovamento Carismático. Sacerdote do Coração de Jesus, conhecido pelos seus livros e pela sua presença em muitas partes do Mundo, o Pe. Alírio é não só um grande teólogo e bíblista, mas também um profeta e pastor que marca a sua evangelização (escrita ou oral) com a força e unção do Espírito Santo.

Durante os 12 dias que esteve entre nós, conforme a programação para o 23º aniversário do Renovamento Carismático em Portugal, o Pe. Alírio desenvolveu quatro acções em que participaram cerca de 7.000 pessoas:

A primeira foi a Assembleia no Centro Pastoral Paulo VI, superlotado com mais de 3.500 pessoas.

A segunda foi, em Lisboa, na Igreja do Coração de Jesus, a transbordar com mais de 2.000 pessoas, participando, na Adoração e Missa de acção de graças. Isto foi na noite de 3ª feira.

A terceira, certamente a mais profunda e frutuosa, foi o Retiro, de 4ª a 6ª feira, para cerca de 250 sacerdotes religiosos/as e os leigos da Comunidade Pneumavita comprometidos na coordenação de todas estas actividades.

A quarta foi um Encontro de formação para cerca de 1.500 pessoas responsáveis, servos aos mais variados níveis dos Grupos e Comunidades do Renovamento Carismático. Isto durante dois dias, em fim de semana, no Seminário do Verbo Divino, em Fátima.

O tema central para estas celebrações de aniversário intitulou-se: "O Espírito Santo fonte de vida carismática" que o Pe. Alírio aprofundou, vivenciou e exercitou aos mais variados níveis.

Não sendo possível, na altura, publicar todos os seus ensinamentos, guardámos, como pérola preciosa, em "cofre fechado", os conteúdos do Retiro realizado na Casa de Nossa Senhora do Carmo e que são uma síntese preciosa das catequeses ministradas pelo Pe. Alírio. Tornou-se agora possível, graças ao amor, trabalho e sacrifício de vários irmãos da Comunidade Pneumavita, que este livro saísse do "cofre", onde esteve guardado, em cassetes, mais de seis anos...

ESPÍRITO SANTO, SOPRO DE VIDA NOVA é o livro preciso e precioso que colocamos nas mãos, nos olhos e no coração, não só dos membros do Renovamento Carismático mas também de todas as pessoas que estão, como cristãos, comprometidos em obras e movimentos eclesiais, sem esquecer os sacerdotes, religiosos/as, todos os que querem colaborar na tarefa ingente da Nova Evangelização.

Basta ler os títulos dos capítulos deste pequeno livro para ver como o ESPÍRITO SANTO, SOPRO DE VIDA NOVA é fundamental para a renovação pessoal e comunitária, sem a qual não nos poderemos lançar na aventura divina da Nova Evangelização, proclamada pelo Santo Padre João Paulo II nos mais variados lugares e circunstâncias.

ESPÍRITO SANTO, SOPRO DE VIDA NOVA é mais uma prenda que Edições PNEUMA oferecem aos leitores e membros do Renovamento Carismático.

Este livro, com óptima fundamentação teológica, bíblica e pastoral é, ao mesmo tempo, testemunho interpelante, sinal de criatividade, meio inspirador e exemplo concreto do que poderão fazer os cristãos em geral e os grupos de oração em particular, para viver ao ritmo do Espírito e mostrar, ao vivo, não só o rosto do Renovamento mas também das Comunidades que Jesus inspirou e o Espírito Santo moldou nos primórdios do cristianismo.

 

 

Pe. José da Lapa

Missionário do Espírito Santo

 

 

[página anterior]     [índice]