OUTRAS ORAÇÕES

NOVENA A S. JOÃO DE DEUS

Oração para todos os dias

A ti me dirijo, S. João de Deus, Pai dos pobres e dos doentes. A ti, que partilhaste os sofrimentos dos outros e que agora estás junto ao Salvador para intercederes pela nossa saúde e cura das nossas doenças, peço que me acompanhes sempre, para que me lembre de pôr Deus no centro da minha vida, todos os dias.

1º dia – Fé de João de Deus em Cristo e na Igreja

Para ti, S. João, o Deus que te criou foi, desde a tua conversão, o centro da tua existência: «vendo a Deus todos os dias» e «sendo forte e constante ao seu serviço». Esse «Deus, preferido a todos as coisas do mundo» era Deus encarnado em Cristo «a quem desejavas servir e agradar». Assim reafirmavas tua fé em Deus, por Cristo, com a Igreja: «aceitando tudo o que tinha e acreditava a Santa Madre Igreja; daqui não fugias, firmavas com o teu selo e fechavas com a tua chave». Esta era a tua fé feita vida. Concede-me que eu a compreenda e viva como tu. Amen

2º dia – Esperança feita confiança

Tu, S. João de Deus, expressas assim a tua esperança: «o vosso irmão menor, João de Deus se Deus quiser, morrendo mas aceitando e em Deus esperando». Para ti, Deus é o Senhor, nosso destino: «Eu espero em Deus, que um dia será descanso para as nossas almas». A tua esperança era confiança existencial e salvífica em Deus e desconfiança em nós: «não confiar em si próprio, mas sim e só em Jesus Cristo, pois ele conhece o meu coração e me dará a vida eterna». Com a tua esperança e a tua fé ajuda-me a ver Deus como pai e a confiar no seu amor. Amen.

3º dia – Caridade de João de Deus

Tu, S. João de Deus, escreveste isto: «tende sempre caridade, que onde não há caridade não há Deus». Esta caridade será misericordiosa: «se víssemos quão grande é a misericórdia de Deus, nunca deixaríamos de fazer o bem enquanto pudéssemos». A tua espiritualidade refere-se aos necessitados como representantes de Cristo sofredor. Que grande mistério e que grande fé! S. João de Deus, ajudame a aceitá-lo, ainda que o não compreenda. Amen.

4º dia – João de Deus e a salvação

Tu, S. João de Deus, «desejavas a salvação de todos como a tua própria» Esta salvação é dom: «Jesus Cr isto vos guarde e salve»; e é responsabilidade do homem: «viver santamente para aquele que quer salvar-se». Para ti, «esta vida é uma contínua guerra com o mundo, o demónio e a carne»; e se «o Senhor nos julgará tal como nos encontrar, então será bom que nos emendemos enquanto é tempo». Ajuda-me. S. João de Deus, a dar sentido à minha vida. Amen.

5º dia – João de Deus, pobre mas confiado

Que matemáticas eram as tuas? «estou com muita necessidade, empenhado e cativo só por Jesus Cristo. São muitos os pobres, e como não os posso socorrer, estou muito triste». Mas depois acrescentas: «confio apenas em Jesus Cristo, que me desempenhará; Deus tudo mantém e a tudo provê em cada dia. Dar aqui, dar além, é sempre ganhar». Que eu aprenda a tua sensibilidade, o teu critério transcendente e saiba imitar-te. Amen.

6º dia – João Deus, esmoler de Deus

Em cada dia, João de Deus, o teu pregão era: «fazei o bem a vós próprios, dando esmola aos pobres». Para ti, a esmola enriquece quem dá e quem recebe. «A esmola está diante de Jesus, rogando por vós; e os anjos escrevem-na no livro da tua vida. «Quem não dá do que tem a este bendito mercador, que faz tão boa mercadoria!» S. João, abre a minha mente, o meu coração e a minha mão. Amen.

7º dia – João de Deus, escravo de Jesus e Maria

Jesus e Maria estavam no centro do teu ser, S. João: «em nome de Nosso Senhor, e de Nossa Senhora, o menor escravo de todos os escravos». Na tua vida «desejavas sempre servi-Los e agradar-Lhes: seja tudo para o Seu serviço». Como ideal, «querias tomar como exemplo a Virgem Maria, a qual tecia e trabalhava todo o dia e à noite e parte do dia rezava no seu retiro». S. João de Deus, que eu saiba refugiar-me em Jesus e Maria e Eles sejam o meu ideal de cristão. Amen.

8º dia – João de Deus, fundador para os pobres

Para ti João de Deus, pobres eram os mal tratados, abandonados, enfermos, incuráveis, chagados, que «ao vê-los te quebravam o coração». Escreveste: «desvelar-se em cuidar deles, fazer-lhes bem e caridade, vesti-los e curá-los. Do teu exemplo nascem os teus Irmãos Hospitaleiros e surge a tua obra de caridade; e desde há 4 séculos que continuas entre os pobres por meio dos que continuam a tua missão. Que o teu exemplo não se desvirtue e os pobres possam contar com umas mãos e um coração a seu lado». Amen.

9º dia – João de Deus patrono da hospitalidade

Deste o teu exemplo, S. João de Deus, foste proclamado patrono dos enfermos, dos hospitais, dos enfermeiros por Leão XIII e Pio IX; Sê o intercessor para que os pobres e os enfermos estejam antes dos interesses sociais, económicos e políticos; para que os hospitais sejam santuários de saúde e humanização e actuem com responsabilidade e ética, com profissionalismo e técnica, com espírito de serviço, com respeito e defesa da vida. Amen.

Oração de Santo Agostinho para compreender a Bíblia 

Senhor, meu Deus, volvei um olhar atento à minha prece, dignai-Vos atender a minha aspiração.

Sejam as Vossas escrituras as minhas delicias; não permitais que eu as entenda, erradamente, Vós que sois a luz dos cegos e a força dos fracos.

Pois, se não prestardes ouvidos ao meu clamor, a quem clamarei?

Dai-me a graça de penetrar nas profundezas da Vossa Lei e não fecheis a porta a quem bate.

Não foi em vão que Vós escrevestes os segredos ocultos de tantas páginas.

Revelai-mas, Senhor; iluminai-me o entendimento; ajudai-me a compreender a Vossa palavra; ensinai-me a desfrutar os Vossos dons e não deixeis morrer de sede este Vosso servo.

Nos Vossos Livros Vos hei-de beber e meditar.

Amen

Acto de contrição

Senhor, eu me arrependo sinceramente

de todo o mal que pratiquei e do bem que deixei de fazer.

Pecando, eu Vos ofendi, meu Deus e sumo bem,

digno de ser amado sobre todas as coisas.

Prometo firmemente, ajudado com a Vossa graça,

fazer penitência e fugir das ocasiões de pecar.

Senhor, tende piedade de mim, pelos méritos da

paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo, nosso Senhor.

Oração para preparar a leitura da Bíblia

Purifica, Senhor, o meu coração e os meus lábios, como outrora purificaste com uma brasa viva os lábios do profeta Isaías, para que eu saiba ler a Tua Palavra e me deixe guiar por ela.

Não são só estes meus lábios que o carvão ardente deveria purificar – lábios infiéis que falam palavras de vaidade e de cólera – mas também estes ouvidos sempre prontos a ouvir os ruídos do mundo mais que a Palavra e a mentira mais que a verdade, estes meus olhos que não sabem abrir-se para a luz, porque se fizeram amigos da escuridão.

É todo o meu ser que espera a queimadura do anjo para ser purificada a minha alma, a minha consciência, a minha imaginação e este meu coração que tão mal tem sabido amar. Que tudo o que em mim é impuro arda, a fim de que a Palavra de Deus me penetre sem cessar num amor constante, na alegria da revelação.

Amén.

Senhor, meu sonho é poder levantar voo,

sobre o mundo e o tempo,

pedir-te emprestado os olhos

para poder entender minha vida

e conhecer o mistério dos teus desígnios.

Vazio de qualquer ideia, de qualquer imagem,

voltar para continuar sendo tua vontade

e a semente de teu amor imenso.

Celeste Pilar Espeche, 24 anos, Argentina

Oração a S. José

Ó glorioso São José, a quem foi dado o poder de tornar possíveis as coisas humanamente impossíveis, vinde em nosso auxílio nas dificuldades em que nos achamos. Tomai sob a vossa protecção a causa que vos confiamos, para que tenha uma solução favorável.

Ó Pai muito amado, em vós depositamos toda a nossa confiança.

Que ninguém possa jamais dizer que vos invocamos em vão. Já que tudo podeis junto a Jesus e Maria, mostrai-nos que a vossa bondade é igual ao vosso poder.

São José, a quem Deus confiou o cuidado da mais santa família que jamais houve, sede o pai e protector da nossa e impetrai-nos a graça de vivermos e morrermos no amor de Jesus e Maria.

São José do perpétuo socorro, rogai por nós que recorremos a vós.

Amén

Oração a Santo António

Glorioso Santo António,

que tiveste a sublime dita de abraçar e afagar o Menino Jesus,

alcançai-nos deste mesmo Jesus a graça que vos peço e vos imploro do fundo

do meu coração (pede-se a graça).

Vós que tendes sido tão bondoso para com os pecadores, não olheis para

Os pecados de quem vos implora, mas antes fazei valer o vosso grande

Prestígio junto a Deus para atender o meu insistente pedido.

Santo António, rogai por nós.

Angelus

O Anjo do Senhor anunciou a Maria

E Ela concebeu por obra do Espírito Santo.

Avé Maria……….

Eis aqui a escrava do Senhor

Faça-se em mim segundo a Tua Palavra

Avé Maria……….

E o Verbo Divino incarnou

E habitou entre nós

Avé Maria………..

Rogai por nós Santa Mãe de Deus

Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Infundi, Senhor, nós vos pedimos, a Vossa graça em nossas almas, afim de que nós, pela Anunciação do Anjo, conheçamos a encarnação de Jesus Cristo, Vosso Filho, e pela sua paixão e morte cheguemos à glória da ressurreição, pelo mesmo Jesus Cristo Nosso Senhor. Amen

Orações ao Anjo da Guarda

Anjo da Guarda, doce companhia,

Guardai minha alma de noite e de dia.

Amen

Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador

Pois que a ti me confiou a piedade divina,

Hoje e sempre me rege, guarda e ilumina

Amen

Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador

Pois que a ti me confiou a piedade divina,

Hoje e sempre me rege, guarda e ilumina

Amen

Oração de S. Francisco de Assis

Senhor,

Fazei de mim um instrumento

da Vossa paz;

onde houver ódio, que eu leve o Amor;

onde houver ofensa, que eu leve o Perdão;

onde houver discórdia, que eu leve a União;

onde houver dúvida, que eu leve a Fé;

onde houver erro, que eu leve a Verdade;

onde houver desespero, que eu leve a Esperança;

onde houver tristeza, que eu leve a Alegria;

onde houver trevas, que eu leve a Luz.

Senhor,

Fazei que eu procure mais:

Consolar que ser consolado,

Compreender que ser compreendido,

Amar do que ser amado.

Pois é dando que se recebe,

É perdoando que se é perdoado,

E é morrendo que se ressuscita

Para a Vida Eterna.

Oração a São Miguel Arcanjo

São Miguel Arcanjo,

Defendei-me neste combate;

Sede nosso auxílio

Contra as maldades e ciladas do demónio.

Instante e humildemente vos pedimos

Que Deus sobre ele impere

E vós,

Príncipe da milícia celeste,

Com esse poder divino

Precipitai no inferno a Satanás

E aos outros espíritos malignos

Que vagueiam pelo mundo

Para perdição das almas.

Amen

( Papa Leão XIII)

Oração da Manhã

Senhor, no silêncio deste dia que nasce,

venho pedir-Te paz,

sabedoria e força.

Hoje quero olhar o mundo

com olhos cheios de Amor:

ser paciente, compreensivo, humilde,

sereno e bom.

Ver os Teus filhos por detrás das aparências,

como Tu mesmo os vês,

para assim contemplar a bondade de cada um.

Fecha os meus ouvidos a toda a murmuração, guarda a

minha língua de toda a maledicência; que só permaneçam

em mim pensamentos de bondade.

Quero ser tão recto e bem intencionado,

que todos os que se aproximem de mim

sintam a Tua presença.

Reveste-me da Tua bondade, Senhor,

E faz que durante este dia

Eu Te revele.Amen

Oração da noite

Meu Pai, agora que as vozes se calaram e os clamores cessaram, a minha alma eleva-se até Ti para Te dizer: creio em Ti, espero em Ti, amo-Te com todas as minhas forças. Glória a Ti, Senhor.

Deposito nas Tuas mãos a fadiga e a luta, as alegrias e desilusões deste dia que passou.

Se os nervos me atraiçoaram, se os impulsos egoístas me dominaram, se dei lugar ao rancor ou à tristeza, perdão, Senhor! Tem piedade de mim.

Se fui infiel, se pronunciei palavras vãs, se me deixei levar pela impaciência, se fui espinho para alguém, perdão, Senhor. Não quero entregar-me ao sono esta noite sem sentir na minha alma a segurança da Tua misericórdia, da Tua doce misericórdia, da Tua misericórdia inteiramente gratuita, Senhor.

Eu Te dou graças, meu Pai, porque foste a sombra fresca que me abrigou durante todo o dia. Eu Te dou graças porque, invisível, carinhoso, envolvente, cuidaste de mim como uma mãe, ao longo destas horas.

Senhor, ao redor de mim, já tudo é silêncio e calma.

Envia o anjo da Paz a esta casa,. Relaxa os meus nervos, sossega o meu espirito, solta as minhas tensões, inunda o meu ser de silêncio e serenidade.

Vela por mim, pai querido, enquanto me entrego confiadamente ao sono, como uma criança que dorme feliz nos Teus braços.

Em Teu nome, Senhor, descansarei tranquilo. Amén.

Gratidão

Ainda que a nossa boca

transbordasse de cânticos

como o mar,

e a nossa língua rejubilasse

como o bramido das ondas,

e os nossos lábios entoassem louvores

como a imensidão do firmamento,

e os nossos olhos brilhassem

como o sol e a lua,

os nossos braços se erguessem

como águias no espaço,

e os nossos pés corressem lépidos

como os da corça…

tudo isso não bastaria para Te agradecer,

Adonai, nosso Deus e Deus de nossos pais,

nem para bendizer o Teu nome,

nem sequer uma infinitésima parte,

Pelas graças que concedeste a nós e a nossos pais.

Amen.

Abandono

Meu Deus, eu me abandono nas Tuas mãos.

Modela esta argila,

como o oleiro faz com o barro.

Dá-lhe uma forma e, depois, se Te aprouver,

desfá-la.

Dispõe, ordena.

Que queres que eu faça?

Que queres que eu não faça?

Elogiado, humilhado, perseguido,

incompreendido, caluniado,

alegre, triste ou inútil para tudo,

só direi, a exemplo de Tua Mãe:

“Faça-se em mim segundo a Tua palavra”.

Dá-me o amor por excelência,

o amor da cruz,

não uma cruz heróica,

que poderia aumentar a minha vaidade,

mas das cruzes humildes e vulgares

que suporto com repugnância.

Aquelas que encontro todos os dias

na contradição, no esquecimento, no fracasso,

nos falsos juízos, na indiferença, na rejeição,

no menosprezo dos outros, no mal-estar,

na doença, nas limitações intelectuais, na aridez e na

dureza do nosso coração.

Só então Tu saberás que Te amo,

ainda que eu mesmo não o saiba.

Mas isso me basta. Amen.