COMUNIDADE PNEUMAVITA

 

 

Pneumavita: Grupo/Comunidade/Assembleia Pneumavita em metamorfose de crescimento, formam como que o tríptico que, brotando da semente (Pneuma) está na origem e difusão do Renovamento Carismático em Portugal. Desta fogueira saltaram faúlhas para os mais diferentes pontos de Portugal e do Mundo onde se fala português. Pneumavita é primariamente cenáculo de oração. Começou com um grupo de 7 pessoas, que durante algum tempo se reuniram à porta fechada. Abertas as portas, no dia 5 de Janeiro de 1975, no salão da Casa dos Missionários acorreram logo 120 pessoas: Sacerdotes, Religiosos/as, Jovens e Leigos. Como primeiro grupo do Patriarcado de Lisboa, depressa foi acolhido, abençoado e apoiado pelo Cardeal Patriarca D. António Ribeiro. Desta fogueira se espalhou este fogo novo por muitos pontos da diocese...

Desde 1975, Pneumavita em salas, capelas e salões cada vez maiores, reúne-se todas as Terças Feiras, das 20.00h às 23.00h, para reuniões-assembleias de oração carismática. As 7 pessoas iniciais, as 120 da primeira reunião aberta, foram-se multiplicando, passando para 200, 300, 400, 500... E este número só não aumenta porque o salão de festas da Casa dos Espiritanos não comporta mais pessoas... Mais do que um grupo, Pneumavita é uma assembleia semanal com pessoas vindas não só de Lisboa mas também das dioceses vizinhas e até de pontos longínquos do país. Com frequência somos visitados por pessoas que passam em Lisboa vindas de várias partes do Mundo.

Estas Assembleias em Pneumavita são meios providenciais de que o Espírito Santo se serve para evangelizar. Quantas graças de conversão de transformação Deus tem concedido a tantas pessoas que passaram e passam por estas Assembleias que são espaços de alegria, de confraternização, de louvor, adoração e acção de graças. Como meios de reanimar a fé e aprofundar a vida cristã, todos os anos, durante a quaresma, realizam-se o que chamamos “Seminários de Vida Nova no Espírito” para as pessoas que querem reanimar a graça baptismal, através da experiência da “Efusão/Baptismo no Espírito". Os testemunhos são eloquentes e falam por si. Em livros e revistas carismáticas podem encontrar-se muitos e maravilhosos testemunhos (Sugerimos a aquisição da Revista PNEUMA cujos objectivos são: Formação, Informação e Testemunho).

Para estas Assembleias semanais e as grandes Assembleias de Aniversário que Pneumavita promove em Fátima, o Espírito Santo suscitou irmãos, comprometidos em Comunidade e em equipas dos mais variados serviços: Acolhimento, Canto, Liturgia, Intercessão, Animação, Ensinamentos, Adoração, Atendimento, Livraria, Comunicação Social e Serviços de Auxílio Fraterno...

Como Pneumavita não pretende viver para si, mas para Deus e para a Igreja, a grande preocupação dos servidores é ligar as pessoas que frequentam as nossas Assembleias, com as Paróquias e com as mais variadas obras de carácter espiritual, social e missionário.